Gerenciar Ajustes de Estoque

Gerenciar Ajustes de Estoque


O "Ajuste de Estoque" no Odoo é uma característica essencial que permite alterar a quantidade de um produto verificando automaticamente sua quantidade física, refletindo diretamente na quantidade em estoque do produto. Configurar e usar essa funcionalidade no módulo de inventário do sistema Odoo é simples. 


Criar Ajustes de Estoque 


  1. No painel principal, clique em "Inventário" no menu.
  2. No submenu "Operações", selecione "Ajustes de Estoque".




  1. Clique no botão "Criar" para iniciar um novo ajuste de estoque.



  1. Na tela de criação de ajuste de estoque, você poderá preencher/selecionar os seguintes campos:
    1. Referência de Inventário - 
    2. Locais - Preencha com o nome abreviado armazém que será realizado o ajuste do estoque. Para isso, é necessário que o armazém ja tenha sido cadastrado anteriormente. Ver Criação de armazéns
    3. Produtos - Selecione os produtos especificados neste ajuste de estoque, pode ser selecionado mais de um produto.
    4. Inclua Produtos Esgotados - Selecione para incluir produtos com quantidade igual a 0 no ajuste do estoque. Por favor, selecione esta opção como padrão.
    5. Quantidades contadas - Permite começar com uma quantidade contada pré-preenchida para cada linha ou com todas as quantidades contadas definidas para zero. Opções:
      1. Padrão para estoque disponível
      2. Padrão para zero - Selecione esta opção para a configuração padrão de ajuste de estoque.
    • Após preencher todos os detalhes necessários, clique em "Salvar" para registrar o ajuste de estoque.


  • O ajuste de estoque será registrado no sistema e afetará o saldo de estoque e as contas contábeis correspondentes de acordo com as regras fiscais brasileiras. 
  • Em seguida, você poderá selecionar a opção "Começar inventário". Dessa forma, você criará um registro de produtos que terão suas quantidades ajustadas no estoque. Nele, você poderá observar o produtos e suas respectivas informações de estoque, como a quantidade em mãos que você tem dele, a quantidade contada, a discrepância entre a quantidade em mãos e a contada, o percentual dessa discrepância, o teto limite para quantidade de produtos armazenada e a unidade de medida correspondente ao produto (UdM). Como indicado na figura abaixo.


  • Outra alternativa relevante desta parte, é a opção de validar inventário. Ao selecioná-la você irá verificar as quantidades de produtos e também poderá imprimir a folha de contagem do estoque. Para isto, primeiramente selecione a opção "Validar Inventário" e observe que uma mensagem será disposta te informando que o inventário foi validado corretamente.
  • Para imprimir a folha de estoque, utilize a opção "Imprimir Folha de Contagem", como indicado na figura abaixo.




Exportar e Importar Produtos em massa 


A importação de planilhas de produtos no Odoo v14 é um processo que permite adicionar ou atualizar uma grande quantidade de produtos de uma só vez, economizando tempo em comparação com a criação manual de produtos individualmente. Aqui estão os passos para importar planilhas de produtos no Odoo v14.


  • Para realizar o carregamento inicial de produtos via ajustes de estoque de forma mais simplificada, é necessário exportar a lista de produtos. Para isso, utilize a opção indicada na figura abaixo.


  • Após exportar a planilha de produtos, ela terá a estrutura semelhante a da figura abaixo. Observe que as colunas da planilha refletem as colunas da lista de produtos presentes no sistema.

  • Para importar a carga inicial de produtos, de forma que consiga importar uma grande quantidade deles, é recomendado:
    1. Realizar a exportação da planilha de produtos.
    2. Completar a planilha com os produtos necessários ou de sua preferência. Lembre-se de checar as colunas da planilha e principalmente a ordem que elas estão dispostas. Sugere-se usar uma planilha já exportada anteriormente para facilitar o processo de importação.
    3. Importar a planilha novamente.
  • Para importar a planilha, siga esses passos:
    • Na visualização do inventário, após selecionar a opção "Começar Inventario". Selecione o ícone "Favoritos"


  • Preparação da Planilha: Antes de iniciar a importação, certifique-se de que sua planilha esteja preparada de acordo com os requisitos do Odoo. A planilha deve conter as informações necessárias sobre os produtos, como nome, código, descrição, preço, categoria, etc. É importante que a primeira linha da planilha contenha os cabeçalhos de coluna corretos, que correspondam aos campos do Odoo.
  • Por exemplo, as colunas dos campos do Odoo como "Produto", "Na mão"e "Contado" devem estar condizentes com os campos da planilha, seguindo a mesma ordem, sendo as colunas "Produto", "Quantidade teórica" e "Quantidade contada". Todos os campos da planilha devem ser correspondidos e atribuídos para que a importação seja feita corretamente.
  • Você poderá também testar a importação utilizando a opção "Teste" localizada no canto superior esquerdo da tela, ao lado da opção "Importar".