Gerenciar Ajustes de Estoque
O "Ajuste de Estoque" no Odoo é uma característica essencial que permite alterar a quantidade de um produto verificando automaticamente sua quantidade física, refletindo diretamente na quantidade em estoque do produto. Configurar e usar essa funcionalidade no módulo de inventário do sistema Odoo é simples.
Criar Ajustes de Estoque
- No painel principal, clique em "Inventário" no menu.
- No submenu "Operações", selecione "Ajustes de Estoque".
- Clique no botão "Criar" para iniciar um novo ajuste de estoque.
- Na tela de criação de ajuste de estoque, você poderá preencher/selecionar os seguintes campos:
- Referência de Inventário -
- Locais - Preencha com o nome abreviado armazém que será realizado o ajuste do estoque. Para isso, é necessário que o armazém ja tenha sido cadastrado anteriormente. Ver Criação de armazéns
- Produtos - Selecione os produtos especificados neste ajuste de estoque, pode ser selecionado mais de um produto.
- Inclua Produtos Esgotados - Selecione para incluir produtos com quantidade igual a 0 no ajuste do estoque. Por favor, selecione esta opção como padrão.
- Quantidades contadas - Permite começar com uma quantidade contada pré-preenchida para cada linha ou com todas as quantidades contadas definidas para zero. Opções:
- Padrão para estoque disponível
- Padrão para zero - Selecione esta opção para a configuração padrão de ajuste de estoque.
- Após preencher todos os detalhes necessários, clique em "Salvar" para registrar o ajuste de estoque.
- O ajuste de estoque será registrado no sistema e afetará o saldo de estoque e as contas contábeis correspondentes de acordo com as regras fiscais brasileiras.
- Em seguida, você poderá selecionar a opção "Começar inventário". Dessa forma, você criará um registro de produtos que terão suas quantidades ajustadas no estoque. Nele, você poderá observar o produtos e suas respectivas informações de estoque, como a quantidade em mãos que você tem dele, a quantidade contada, a discrepância entre a quantidade em mãos e a contada, o percentual dessa discrepância, o teto limite para quantidade de produtos armazenada e a unidade de medida correspondente ao produto (UdM). Como indicado na figura abaixo.
- Outra alternativa relevante desta parte, é a opção de validar inventário. Ao selecioná-la você irá verificar as quantidades de produtos e também poderá imprimir a folha de contagem do estoque. Para isto, primeiramente selecione a opção "Validar Inventário" e observe que uma mensagem será disposta te informando que o inventário foi validado corretamente.
- Para imprimir a folha de estoque, utilize a opção "Imprimir Folha de Contagem", como indicado na figura abaixo.
Exportar e Importar Produtos em massa
A importação de planilhas de produtos no Odoo v14 é um processo que permite adicionar ou atualizar uma grande quantidade de produtos de uma só vez, economizando tempo em comparação com a criação manual de produtos individualmente. Aqui estão os passos para importar planilhas de produtos no Odoo v14.
- Para realizar o carregamento inicial de produtos via ajustes de estoque de forma mais simplificada, é necessário exportar a lista de produtos. Para isso, utilize a opção indicada na figura abaixo.
- Após exportar a planilha de produtos, ela terá a estrutura semelhante a da figura abaixo. Observe que as colunas da planilha refletem as colunas da lista de produtos presentes no sistema.
- Para importar a carga inicial de produtos, de forma que consiga importar uma grande quantidade deles, é recomendado:
- Realizar a exportação da planilha de produtos.
- Completar a planilha com os produtos necessários ou de sua preferência. Lembre-se de checar as colunas da planilha e principalmente a ordem que elas estão dispostas. Sugere-se usar uma planilha já exportada anteriormente para facilitar o processo de importação.
- Importar a planilha novamente.
- Para importar a planilha, siga esses passos:
- Na visualização do inventário, após selecionar a opção "Começar Inventario". Selecione o ícone "Favoritos"
- Preparação da Planilha: Antes de iniciar a importação, certifique-se de que sua planilha esteja preparada de acordo com os requisitos do Odoo. A planilha deve conter as informações necessárias sobre os produtos, como nome, código, descrição, preço, categoria, etc. É importante que a primeira linha da planilha contenha os cabeçalhos de coluna corretos, que correspondam aos campos do Odoo.
- Por exemplo, as colunas dos campos do Odoo como "Produto", "Na mão"e "Contado" devem estar condizentes com os campos da planilha, seguindo a mesma ordem, sendo as colunas "Produto", "Quantidade teórica" e "Quantidade contada". Todos os campos da planilha devem ser correspondidos e atribuídos para que a importação seja feita corretamente.
- Você poderá também testar a importação utilizando a opção "Teste" localizada no canto superior esquerdo da tela, ao lado da opção "Importar".