Emissão de NFC-e

Emissão de NFC-e


Introdução


A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) é um documento fiscal eletrônico emitido e armazenado eletronicamente com o objetivo de documentar operações de venda ao consumidor final. No Odoo, a emissão da NFC-e ocorre após a realização de uma venda através do Ponto de Venda (PDV). Este guia apresenta um passo a passo detalhado para a emissão de NFC-e no Odoo.


Passo a Passo para Emissão de NFC-e

1. Acessar a Sessão do PDV

  • Início: No módulo de PDV, selecione e acesse a sessão do PDV desejado.


2. Realizar uma Venda

  • Seleção de Produtos:
    • Na tela do PDV, escolha os produtos clicando neles uma vez.
    • Para adicionar mais unidades de um produto, clique novamente no produto. Observe a quantidade e o valor sendo registrados na tela.
  • Pagamento:
    • Após selecionar os produtos, clique em "Pagamento" para ser direcionado para a etapa de pagamento.


  • Escolha da Forma de Pagamento:
    • Clique na forma de pagamento desejada.
  • Opção de Faturamento:
    • Se desejar que a venda seja faturada posteriormente no módulo de "Faturamento", selecione o botão "Fatura" e aguarde até que fique verde, indicando a ativação desta opção.
      • Importante: Para emitir a NFC-e, esta opção deve estar ATIVADA.
  • Validação do Pagamento:
    • Após escolher o modo de pagamento, selecione "Validar" para continuar.


3. Identificação do Cliente (se necessário)

  • Inserção de CPF/CNPJ:
    • Caso tenha configurado a identificação do cliente, um popup surgirá solicitando o CPF ou CNPJ do cliente. Preencha se necessário.

4. Acesso à NFC-e ou Cupom Fiscal

  • Visualização e Impressão:
    • Após a validação da venda, você poderá visualizar a NFC-e ou o cupom fiscal. No exemplo apresentado na imagem, é mostrado um cupom fiscal; contudo, quando a NFC-e for emitida, ela aparecerá no mesmo local indicado para o cupom. Lembrando que para emitir a NFC-e, é necessário que a opção "Fatura" esteja selecionada nos passos anteriores.
    • Você pode imprimir o recibo através do botão "Imprimir Recibo".
  • Envio por E-mail:
    • Para enviar o recibo por e-mail, digite o e-mail no campo indicado e selecione "Enviar".

5. Conclusão ou Nova Venda

  • Novo Pedido:
    • Para iniciar uma nova venda ou retornar à tela inicial do PDV, selecione "Novo Pedido".