Cadastro de Fatura de Cliente
Introdução
No Odoo, a fatura é um documento fundamental que representa a cobrança por bens ou serviços fornecidos, sendo essencial na gestão financeira e contábil da empresa. Ela serve como um registro formal de uma transação de venda, e está diretamente ligada ao módulo de vendas, pois é normalmente gerada a partir das transações de venda registradas no sistema. Este tutorial se concentra em como criar uma fatura através do módulo de faturamento. No entanto, é importante destacar que esta não é a única forma de gerar uma fatura no Odoo; outra opção disponível é a criação de uma fatura a partir de um pedido de venda. Para mais informações, consulte: Documentação - Fluxo de Vendas
Fluxo de Cadastro da Fatura de Cliente
- Acessar o Módulo de Faturamento: Primeiro passo é entrar no módulo onde as operações de faturamento são gerenciadas.
- Criar uma Nova Fatura:
- Selecione a opção "Criar" para iniciar a criação de uma nova fatura.
- Preenchimento do Formulário da Fatura:
- Cliente: Selecione o cliente a ser faturado. Este campo identifica o destinatário da fatura, geralmente um cliente ou uma entidade que recebeu serviços ou produtos.
- Tipo de Documento: Escolha o tipo de documento eletrônico, se houver. Caso contrário, deixe em branco.
- Referência de Pagamento: Insira um código para referência interna do pagamento.
- Modo de Pagamento: Selecione o modo de pagamento associado ao documento eletrônico, se aplicável.
- Banco Beneficiário: Informe o número da conta bancária para o pagamento. Para faturas de clientes, será a conta bancária da empresa.
- Data da Fatura: Data em que a fatura é emitida.
- Data de Vencimento: Data limite para o pagamento da fatura.
- Adicionar Linhas da Fatura:
- Clique em "Adicionar uma linha" para inserir os produtos ou serviços.
- Preencha com informações como Produto, Quantidade (volume de produtos ou serviços), Preço Unitário, Valor de Desconto (se aplicável), Descrição (detalhes adicionais sobre os itens faturados) e Subtotal.
- Após preencher as informações, selecione a opção "Salvar & Fechar" para finalizar o registro ou a opção "Salvar & Novo" para salvar este e adicionar outro produto.
- Confirmar a Fatura:
- Após preencher todos os campos necessários, confirme a fatura clicando em "Confirmar". Isso indica que a fatura foi revisada e está pronta para ser processada.
- Após a Confirmação:
- Enviar & Imprimir: Opção para enviar a fatura por e-mail ou imprimir.
- Registrar Pagamento: Use esta opção para registrar o recebimento do pagamento.
- Visualizar: Permite ver a fatura na perspectiva do cliente.
- Nota de Crédito: Emissão de nota de crédito, se necessário.
- Voltar para Provisório: Desfaz o lançamento da fatura, retornando ao estado de rascunho. Essa opção pode ser usada também para cancelar o lançamento da fatura, após selecioná-la a opção "Cancelar" será evidenciada.
- Cancelar: Permite cancelar a fatura lançada, essa opção é disponibilizada depois da nota voltar para o estado Provisório.
- Registro do Pagamento:
- Ao selecionar "Registrar Pagamento", preencha detalhes como Diário (registro contábil), Método de Pagamento (manual ou eletrônico), Conta Bancária Destinatária, Montante a ser pago, Data de Pagamento e Comentário (referência interna da fatura).
- Confirme o pagamento e aguarde a indicação de "Pago" na fatura.