A história do Odoo (OpenERP) - Tradução Livre

Conheça detalhes do maior ERP de código aberto do mundo, o Odoo (OpenERP). Desde sua criação como TinyERP, passando por OpenERP e atualmente com o nome de Odoo.
13 de março de 2024 por
A história do Odoo (OpenERP) - Tradução Livre
Ananias Filho

Eu precisava mudar o mundo. Eu queria... Você sabe como é quando você é jovem; você tem grandes sonhos, muita energia e uma estupidez ingênua. Meu sonho era liderar o mercado de gestão empresarial com um software totalmente open source. (Eu também queria conseguir 100 funcionários antes dos 30 anos com uma empresa autofinanciada, mas falhei nisso por apenas alguns meses) .

Para alimentar minha motivação, tive que escolher alguém contra quem lutar. Nos negócios, é como um playground. Ao chegar em uma nova escola, se quiser se tornar o líder rapidamente, você deve escolher o valentão da turma, o cara mais velho que aterroriza os meninos, e chutar a bunda dele na frente de todos. Essa foi a minha estratégia com a SAP, a gigante do software empresarial.

Então, em 2005, comecei a desenvolver o produto TinyERP, o software que (pelo menos na minha opinião) mudaria o mundo empresarial. Enquanto me preparava para o “dia da luta” em 2006, comprei o nome de domínio SorrySAP.com . Deixei em espera por 6 anos, esperando o momento certo para usá-lo. Achei que levaria 3 anos para descontinuar uma empresa de 77 bilhões de dólares só porque o código aberto é muito legal. Às vezes é melhor para a sua automotivação não encarar a realidade...

Para fazer as coisas acontecerem, trabalhei muito, muito mesmo. Trabalhei 13 horas por dia, 7 dias por semana, sem férias durante 7 anos. Perdi amizades e terminei com a minha namorada no processo  (felizmente, encontrei uma esposa mais valiosa agora. Explicarei mais tarde porque é que ela vale 1 milhão de euros :) .

Três anos depois, descobri que não é possível mudar o mundo se você for “pequeno”. Principalmente se os Estados Unidos fizerem parte deste mundo, onde é melhor ser um BigERP do que um TinyERP. Você pode imaginar o quão pequeno você se sente diante das perguntas dos diretores da Danone; “Mas por que deveríamos pagar milhões de dólares por um software minúsculo?” Então, renomeamos TinyERP para OpenERP.

À medida que trabalhávamos muito, as coisas começaram a evoluir. Estávamos desenvolvendo dezenas de módulos para OpenERP, a comunidade open source crescia e eu até conseguia pagar os salários de todos os funcionários no final do mês sem medo (situação pela qual lutei durante 4 anos).

Em 2010, tínhamos uma empresa com mais de 100 funcionários vendendo serviços em OpenERP e um produto poderoso, mas feio. Isso é o que acontece quando a prestação de serviços aos clientes distrai você da construção de um produto excepcional. Era hora de dar uma guinada no modelo de negócios.

O pivô

Queríamos mudar de uma empresa de serviços para uma editora de software. Isso permitiria aumentar nossos esforços em nossas atividades de pesquisa e desenvolvimento. Como resultado, mudamos nosso modelo de negócios  e decidimos encerrar nossos serviços aos clientes e focar na construção de uma forte rede de parceiros e oferta de manutenção. Isto custaria dinheiro, por isso tive de angariar alguns milhões de euros.

Depois de alguns meses apresentando propostas a investidores, obtive cerca de 10 LOI de diferentes VCs. Escolhemos a Sofinnova Partners, o maior VC europeu, e Xavier Niel, o fundador da Iliad, a única empresa em França financiada nos últimos 10 anos a ter atingido a avaliação de 1 mil milhões de euros.

Eu assinei a LOI. Não percebi que esse contrato poderia ter me transformado em um sem-teto. (Eu já tinha um cachorro, bastava perder muito dinheiro para ficar sem teto). A angariação de fundos baseou-se numa avaliação da empresa mas existia um mecanismo financeiro para reavaliar a empresa em 9,8 milhões de euros dependendo do volume de negócios dos próximos 4 anos. Eu deveria ter recebido warrants convertíveis em ações se atingíssemos o volume de negócios previsto no plano de negócios.

Na noite anterior ao recebimento dos mandados perante o notário, minha esposa verificou os contratos. Ela me perguntou qual seria a tributação desses warrants. Liguei para o advogado e adivinhe? A Bélgica é provavelmente o único país do mundo onde é necessário pagar impostos sobre os warrants quando os recebe, mesmo que nunca atinja as condições para convertê-los em ações. Se tivesse aceite estes warrants, teria de pagar um imposto de 12,5% sobre 9,8 milhões de euros; resultando num imposto de 1,2 milhões de euros a pagar em 18 meses! Então, a minha mulher vale 1,2 milhões de euros. Sem ela eu teria acabado como moradora de rua, pois naquela época ainda não tinha salário. 

Mudamos o acordo e recebi os 3 milhões de euros. Isso me permitiu recrutar uma equipe administrativa incrível.

Ser uma empresa madura

Com esse dinheiro na conta bancária, impulsionamos dois departamentos: P&D e Vendas. Queimamos 2 milhões de euros em 18 meses, principalmente em salários. A empresa começou a crescer ainda mais rápido. Desenvolvemos uma rede de parceiros de 500 parceiros em 100 países e começamos a assinar contratos com 6 zeros.

Então, as coisas ficaram diferentes. Você sabe, coisas tediosas como lidar com recursos humanos, reuniões de diretoria, lidar com grandes contratos de clientes, viajar para lançar subsidiárias internacionais. Fazíamos coisas chatas, como orçamentos, planos de carreira, reuniões de gestão, etc.

2011 foi um ano complexo. Não atendemos às nossas expectativas: atingimos apenas 70% do orçamento de vendas previsto. Nossas reuniões de gestão foram tensas. Tivemos um desempenho inferior. Não estávamos satisfeitos com nós mesmos. Tínhamos uma sensação constante de que perdíamos alguma coisa. É uma sensação estranha construir coisas extraordinárias, mas não ter orgulho de nós mesmos.

Mas um dia, alguém (não me lembro quem, tenho memória de peixinho dourado) fez um gráfico do faturamento mensal dos últimos 2 anos. Foi como acordar de um pesadelo. Na verdade, não foi tão ruim assim, multiplicamos o faturamento mensal por 10  no período de aproximadamente dois anos! Foi aí que entendemos que OpenERP é uma maratona, não um sprint. Apenas 100% de crescimento ao ano está ok... se você conseguir manter o ritmo por vários anos. 

Como sempre, eu deveria ter ouvido minha esposa. Ela é muito mais lúcida do que eu. Toda semana eu reclamava com ela “Não está bom o suficiente, deveríamos crescer mais rápido, o que estou perdendo?” e ela respondia: "Mas você já é a empresa que mais cresce na Bélgica !" (A Deloitte premiou-nos como a empresa que mais cresce na Bélgica, com um crescimento de 1549% do volume de negócios entre 2007 e 2011) 

Mudando o mundo

Então, o sonho começou a se tornar realidade. Começamos a ter pistas de que o que fizemos mudaria o mundo:

Algo está acontecendo... E é grande!

Novos Financiamentos em 2014

Após anos de rápido crescimento, alcançamos outro objectivo surpreendente - garantimos uma nova ronda de financiamento de 10 milhões de dólares, fornecida conjuntamente pelas principais empresas de capital de risco XAnge (França), SRIW (Bélgica), Sofinnova (França) e pela equipa de gestão .

O novo financiamento apoiará a aceleração do excelente crescimento que a empresa tem registado nos últimos anos, permitindo a duplicação da força comercial e o aumento do pessoal de I&D - já com mais de 100 pessoas. 

A ascensão de Odoo

Depois de ter revolucionado o mercado de ERP, o OpenERP foi muito além das fronteiras dos players tradicionais de ERP. A integração das atividades empresariais não está mais restrita a vendas, contabilidade, estoque e compras . Em junho de 2014, lançamos a versão 8 com CMS e comércio eletrônico incríveis, um ponto de venda, um mecanismo integrado de Business Intelligence e muito mais. (e mais de 3.000 módulos)

Nossa tecnologia excepcional nos permitiu migrar para mercados mais novos (CMS e comércio eletrônico) e propor um produto que revoluciona os players de código aberto existentes (Wordpress, Magento, etc). O OpenERP CMS é tão bom que até os principais concorrentes admitiram isso publicamente quando lançamos a versão beta.

Se os atuais players de código aberto têm um desafio técnico real para nos acompanhar, também temos um enorme desafio de marketing. Wordpress possui 22% de todos os sites da Internet. Éramos líderes em software de gestão, mas começamos com 0% do mercado de sites.

Para avançar, arrecadamos US$ 10 milhões em maio de 2014 para impulsionar as atividades de marketing e vendas. Para dar suporte à nossa visão, tivemos que mudar o nome que não se restringe às funções dos ERPs. Precisávamos de um nome que permitisse apoiar as nossas ambições; construir soluções de negócios como CMS, eCommerce, Business Intelligence e, quem sabe, até foguetes celestes ou carros sem motorista no futuro...

Em maio de 2014, renomeamos a empresa e o produto para Odoo. E uma nova história acaba de começar...


Fabien Pinckaers
Odoo Fundador e CEO


A história do Odoo (OpenERP) - Tradução Livre
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