Aqui estão as etapas gerais para configurar o Odoo para autenticar no Active Directory:
1. Acesse as definições ou configurações do seu Odoo. Em seguida procure pelo sub-item Integrações e marque a opção "Autenticação LDAP". Clique no botão SALVAR.
2. Após salvar a marcação para utilizar a Autenticação LDAP, retorne ao Sub-item integrações -> Autenticação LDAP e clique no link "Servidor LDAP".
3. Você será redirecionado para a tela onde irá adicionar uma nova conexão com o servidor LDAP (no caso deste post, um servidor Microsoft Active Directory - AD). Clique no botão "NOVO" para adicionar uma nova conexão.
4. Preencha as informações solicitas conforme os dados de conexão do seu AD.
No exemplo abaixo, utilizamos os seguintes dados:
INFORMAÇÕES DO SERVIDOR
- Nome da empresa: KMEE TECNOLOGIA
- Endereço do Servidor LDAP: 192.168.5.20 [Preencha com o ip ou hostname do seu servidor AD]
- Porta do Servidor LDAP: 389
- Usar TLS: [Deixar desmarcado caso você não utilize]
INFORMAÇÕES DE LOGIN
- LDAP binddn: administrator@kmee.local [Preencha com um usuário de leitura ou administrador do seu AD]
- Senha do LDAP: [Preencha com a senha do usuário informado acima]
PARÂMETRO DE PROCESSO
- Base LDAP: CN=Users,DC=kmee,DC=local
- Filtro LDAP: (sAMAccountName=%s)
- Sequência: 10
INFORMAÇÕES DO USUÁRIO
- Criar Usuário: Marque essa opção caso queira que o Odoo crie um usuário automaticamente após a 1a tentativa de login caso ele não exista.
- Modelo de Usuário: Escolha um usuário para que o Odoo crie um novo usuário baseado nas configurações do usuário selecionado. Se deixado em branco, o perfil do administrador será usado como modelo.
Basta salvar e acessar o Odoo com um usuário ativo no AD
5. Acesse a tela de login do Odoo e tente autenticar-se com um usuário e senha do Active Directory
6. Na primeira tentativa de login, poderá ocorrer um erro conforme exibido na imagem a seguir. Não tem problema! Basta atualizar a tela. O usuário acabou de ser criado na tentativa de login.
7. Se tudo ocorrer bem, você estará logado com o usuário já existente no Active directory e agora no Odoo. Você pode logar-se como Administrador do Odoo e verificar os usuários criados a partir de login via Active Directory.
8. Verifique nos logs do Odoo (odoo.log) que a primeira tentativa de login retorna uma falha, porém, na segunda tentativa o usuário já está criado e o login é executado com sucesso.
Conclusão
É um tutorial técnico e simples, porém, muitos novatos postam essa dúvida nos canais da comunidade Odoo. Esperamos que esse post com as dicas possam ajudar seu time a evoluir com o Odoo. Caso precisem de suporte especializado, podem entrar em contato com a kmee.